Se você pesquisou por vistoria de imóvel, provavelmente está se mudando pela primeira vez e quer saber como ela deve ser realizada. A vistoria do imóvel deve ser feita detalhada e minuciosamente, afinal é ela que garante juridicamente a segurança de ambas as partes: locador e locatário.
Caso você seja o locatário, terá a garantia pela vistoria de que o imóvel estará em boas condições de habitabilidade. Já o locador poderá exigir que o imóvel esteja em condições similares quando você entregar o imóvel novamente a ele. Por isso, vê-se o tamanho da importância da vistoria de imóvel.
Essa é uma prática comum no mercado imobiliário, visto que a vistoria de imóvel é a melhor maneira de evitar problemas entre os clientes de uma imobiliária. Quer saber como realizar uma boa vistoria? O ideal é que a vistoria de imóvel seja feita por uma equipe especializada, mas você ainda pode dar uma olhada nas nossas dicas para saber quais são os pontos onde mais se deve prestar atenção para uma análise bem-feita.
Fachada
A vistoria de imóvel se caracteriza pela análise do imóvel em sua totalidade. Desse modo, a fachada também deve ser analisada, assim como toda a parte externa do imóvel. Isso inclui portas, janelas e grades. Tudo deve estar em ordem, as portas devem estar bem conservadas e funcionando.
Pintura do imóvel
Observar a pintura é parte importantíssima da vistoria de imóvel, já que, se encontradas, algumas manchas podem ser sinal de infiltração. As paredes da área externa, que podem ficar expostas ao sol ou à chuva, não podem apresentar manchas formadas por bolores.
Ainda há um aspecto a ser analisado, a planicidade da pintura das paredes. O indicado é passar a mão sob a superfície para verificar se não há ondulações ou estufamentos. Não havendo nenhuma das situações citadas, essa parte pode ser validada.
Revestimentos
A vistoria do imóvel também deve analisar o revestimento, uma vez que ele é responsável por proteger o imóvel contra a umidade e outros agentes agressivos. Por isso, é importante que exista uma vedação adequada.
Parede: é necessário verificar se não há rachaduras, se há revestimento em todas as áreas, diferenças de cor e a falta de peças nos azulejos.
Rejunte: confira que não há rejunte faltando em alguma peça ou se há falhas em alguma parte;
Piso: confira se há imperfeições, como: defeitos na cerâmica ou no taco, manchas, mofo, buraco, pelas soltas etc.
É comum também a realização do teste da vassoura… O que é isso? O teste nada mais é do que uma forma de verificar a aderência da cerâmica do contrapiso. Então, usa-se o cabo da vassoura para golpear o chão. O som que este teste produz pode ser oco, indicando que haverá problemas no futuro, como o deslocamento do piso.
Parte elétrica e hidráulica da vistoria de imóvel
Por ficar onde não se pode ver claramente, a fiação da parte elétrica é analisada pela verificação de que as tomadas estão funcionando corretamente, também deve-se observar se não há fios expostos que comprometam a integridade dos moradores.
Os disjuntores também devem ser vistoriados e a caixa de distribuição deve estar em boas condições. Não esqueça de prestar atenção à fiação dos chuveiros, ela deve estar presa e protegida. O bom estado da fiação também pode impedir futuros focos de incêndio.
A inspeção do sistema hidráulico passa pela verificação do funcionamento das descargas e das torneiras. É necessário que todas estejam funcionando perfeitamente e que não haja nenhum entupimento. Deve-se observar também se há algum vazamento próximo às torneiras e chuveiros.
A imobiliária determina uma quantidade de dias para que o locatário encontre alguns problemas no imóvel. Com isso, você pode ganhar mais tempo para testar todos os itens e descobrir outras falhas.
O que mais pode ser analisado na vistoria de imóvel?
A vistoria não pode deixar escapar nenhum detalhe, então não se deve esquecer de testar as fechaduras e maçanetas de cada porta, pois elas devem fechar com facilidade. Além disso, você deve examinar as vidraças a procura de alguma área que esteja trincada.
Quais os cuidados eu preciso ter?
Para uma vistoria ser válida ela deve estar acompanhada de alguns itens. Fique atento, pois o contrato de vistoria de imóvel deve conter:
- Um relatório fotográfico para comprovar todas as situações relatadas na vistoria.
- Um parecer do profissional que vistoriou o imóvel.
- Assinatura do locador e do locatário, confirmando o que foi documentado.
As vistorias podem ser acompanhadas de ambas as partes, mas também podem ser feitas apenas pelo profissional encarregado da análise.
Mas é preciso ter cuidado, pois o laudo da vistoria precisa estar anexado ao contrato de locação para ter validade jurídica.
Tiramos todas as suas dúvidas sobre vistoria de imóvel? Nosso objetivo é esclarecer as suas questões referentes ao mercado imobiliário. Por isso, somos um exemplo de imobiliária transparente e comprometida com práticas que facilitam a vida do nosso cliente. Se você deseja alugar um imóvel com segurança, é só acessar nosso site.
- Artigo Anterior Reformar apartamento alugado: O que é permitido fazer?
- Próximo Artigo Saiba como alugar seu primeiro apartamento em Itajaí