Você tem um imóvel parado e resolve anunciar para locação para transformá-lo em renda extra. Nesse momento, surge a dúvida: é melhor optar pelo aluguel direto com inquilino ou contar com a ajuda de uma imobiliária? Muitos proprietários escolhem alugar direto, o que, em um primeiro momento, pode parecer mais vantajoso e barato. Porém, esse tipo de locação pode gerar riscos a curto e a longo prazo.

Veja, agora, os riscos que o seu imóvel corre no aluguel direto com inquilino e garanta sua segurança durante o processo de locação.

 

Problemas no contrato de aluguel

Você conhece a Lei do Inquilinato, que determina o que pode ou não ser exigido em um contrato de aluguel? Sabe quais são seus direitos e deveres como proprietário? Conhece todos os pontos que precisam estar descritos no contrato e como é realizado o processo de rescisão? Se você respondeu não para alguma dessas perguntas, optar pelo aluguel direto com inquilino é um risco. 

Redigir um contrato de aluguel e assiná-lo direto com o inquilino pode ser um problema se você não for especialista no assunto. O contrato é o documento mais importante do processo de locação: é ele que determina valores, data de pagamento, prazos, garantias locatícias, multas em caso de atraso de pagamento, responsabilidades de ambas as partes, entre outros pontos importantes. Além disso, o contrato também precisa ter validade jurídica, ou seja, as assinaturas devem passar por uma validação feita em cartório.

Tudo isso pode representar um grande risco se o contrato não for redigido de forma correta. Muitos proprietários optam pela contratação de um advogado para auxiliar nesse momento, mas isso representa um gasto a mais. Dessa forma, a melhor opção é contar com o auxílio de uma imobiliária, que já tem experiência em redigir contratos e tornará o processo muito mais seguro para você e para o inquilino.

 

Dificuldade na análise de crédito do inquilino

Analisar os dados cadastrais e o crédito do inquilino é um fator muito importante no processo de aluguel. É essa análise que vai facilitar o entendimento da situação financeira do locatário, permitindo visualizar possíveis riscos na negociação. Porém, como a análise de crédito é um procedimento complexo, ela fica mais simples e muito mais confiável se for realizada com a ajuda de uma imobiliária experiente. Assim, você não corre riscos e seu imóvel é alugado com muito mais segurança.

 

No aluguel direto com inquilino, você nunca sabe se vai receber

Infelizmente, imprevistos podem acontecer e mesmo que você realize uma boa análise cadastral do locatário, ele pode ficar devendo o aluguel em algum mês (ou alguns meses). Quando isso acontece no aluguel direto com inquilino, não há muito o que fazer: se a renda extra com seu imóvel faz a diferença no seu orçamento mensal, você pode acabar com dívidas por conta do atraso no recebimento do aluguel.

Essa história muda quando você aluga com o auxílio de uma imobiliária que oferece aluguel garantido* nos seus contratos de locação, como é o caso da Max Imóveis. Aqui, nós garantimos o pagamento do aluguel e das despesas do imóvel todos os meses, mesmo que o inquilino não pague, ou seja: você tem a segurança de receber seu rendimento todos os meses.

 

Erros na avaliação do imóvel

Definir o valor ideal e justo para o aluguel do seu imóvel também é um ponto importante que influencia diretamente nos seus rendimentos e na rapidez com que o seu imóvel será alugado. Isso porque uma precificação que não se encaixe nos valores do mercado pode causar riscos ao aluguel: se o valor for mais baixo que o ideal, você acaba perdendo dinheiro; se o valor for mais alto, seu imóvel pode acabar ficando parado por muito mais tempo. Por isso, a melhor opção é contar com o auxílio de uma imobiliária especializada, que poderá fazer uma avaliação correta do seu imóvel antes de anunciá-lo para locação.

 

Falta de segurança na vistoria e o risco de danos no imóvel

No aluguel com o auxílio de uma imobiliária, é realizada uma vistoria de entrada, com um laudo que descreve a atual situação do imóvel, sua estrutura e qualquer outro detalhe importante. Quando o inquilino encerrar o contrato de locação, esse laudo de vistoria deve ser consultado para verificar se o imóvel está sendo devolvido nas mesmas condições em que estava no início do contrato. Se algo estiver danificado, por exemplo, quem deverá arcar com o conserto é o inquilino.

Se você optar pelo aluguel direto com inquilino, todo esse processo pode gerar problemas e dores de cabeça. Pode acontecer de o seu imóvel sofrer danos que não foram percebidos no momento da vistoria de entrada e você acabar ficando com o prejuízo ou, mesmo que o inquilino entenda que a responsabilidade do pagamento é dele, quem terá que fazer a cobrança é você. Ao contar com uma imobiliária, além da segurança da vistoria feita por profissionais, você também não precisa se preocupar com os reparos necessários no fim do contrato. 

 

Vale a pena anunciar seu imóvel com uma imobiliária?

Como você viu, são vários os riscos que você corre ao optar pelo aluguel direto com inquilino. E nós não citamos todos! Esses são só alguns exemplos do que pode acontecer quando o contrato de locação não é feito com o auxílio de profissionais experientes. Por isso, contar com uma imobiliária na hora de anunciar seu imóvel para alugar é sempre a melhor opção. Ter o apoio de especialistas nesse momento garante a segurança do seu patrimônio e, claro, a sua tranquilidade.

Além disso, quando você anuncia com uma imobiliária, a divulgação do imóvel também fica muito mais fácil. Aqui na Max, por exemplo, seu imóvel será anunciado no nosso site, o mais acessado da região, e nos maiores portais imobiliários do país: isso garante mais visibilidade e faz o seu imóvel alugar mais rápido. 

Para completar e deixar tudo ainda mais seguro e vantajoso para você, a Max Imóveis oferece a Max Garantia: seu imóvel alugado ou todas as despesas pagas*. Assim, você fica tranquilo e seu imóvel não fica parado. Então, não corra riscos: clique aqui, saiba mais sobre as vantagens que a Max oferece e anuncie seu imóvel para alugar com a gente.

*Consulte regulamento no site. Taxas incluídas: luz, água, condomínio, limpeza urbana e IPTU.