Quando você procura um novo imóvel, em uma fase mais madura da vida, é fundamental considerar 8 fatores que vão além das preocupações antigas, de quando comprou a primeira propriedade. Suas prioridades mudaram, a família cresceu e agora o imóvel atual já não é mais o ideal.
Para te ajudar na “missão mudança”, procuramos facilitar seu encontro com o imóvel perfeito, visando o futuro e garantindo que sua casa seja um espaço que se adapte harmoniosamente à sua jornada. Confira a lista que nosso time preparou!
1 – Priorize a melhor localização
Ao buscar um novo lar, pense nas conveniências que a localização pode oferecer. Se você valoriza o acesso a serviços de saúde e lazer, por exemplo, escolha um bairro próximo a clínicas médicas e parques, criando uma base que atenda às suas necessidades diárias.
E claro, sempre que possível, visite a região em torno do imóvel em dias e horários diferentes. Assim você pode ver o movimento dos comércios, conhecer os horários de funcionamento, passear nesses parques e ver o que tem nas quadras mais próximas do imóvel. E não esqueça da infraestrutura! 👇
2 – Conheça a infraestrutura da região
Avalie a infraestrutura como se fosse um investimento em qualidade de vida. Um bairro com boas opções de transporte público, estradas bem conservadas, calçadas acessíveis, iluminação, arborização e comércios locais pode proporcionar não apenas praticidade, mas também uma sensação de comunidade. Pense nisso!
3 – Escolhe mais segurança
A segurança é uma prioridade em qualquer fase da vida. Isso é inegociável. Por isso, no caso de apartamentos ou casas em condomínios, você deve dar preferência por locais com serviço de portaria e vigilância 24 horas.
É uma medida simples que não apenas protege o seu patrimônio, mas também cria um ambiente onde você se sinta seguro para estar em família e desfrutar de cada momento.
4 – Não abra mão do conforto
Sua casa não é apenas um espaço, é uma extensão do seu estilo de vida. É para onde você volta depois de um dia dedicado ao trabalho. Por isso, pense nos detalhes que tornam o cotidiano mais agradável. Seja uma academia no condomínio, uma piscina relaxante ou serviços de manutenção eficientes, essas amenidades podem transformar uma casa em um verdadeiro lar.
5 – Cômodos versáteis
A vida é dinâmica, e seu lar deve refletir essa flexibilidade. Opte por imóveis com espaços versáteis, como quartos extras que podem se tornar escritórios, ateliês ou quartos de hóspedes. Maleabilidade é a palavra-chave para garantir que sua casa evolua junto com você.
6 – Sustentabilidade faz a diferença
Na hora de escolher o imóvel perfeito, a sustentabilidade não pode ficar de fora. Prefira imóveis com sistemas sustentáveis, não só para economizar a longo prazo, mas também para contribuir para um ambiente mais saudável. Afinal, um lar sustentável é um bom investimento para o futuro de todos.
Então considere propriedades que utilizem fontes de energia renovável, como painéis solares ou mecanismos que utilizam a água da chuva, por exemplo. Essas opções não apenas reduzem sua dependência de fontes não renováveis, mas também podem gerar economias significativas a longo prazo.
Além disso, no caso dos imóveis construídos com materiais sustentáveis, eles não só são mais duradouros, mas também reduzem a exploração de recursos naturais. Hoje no mercado as opções são muitas. Para começar, você pode buscar por propriedades que utilizem materiais reciclados e de baixo impacto ambiental em sua construção.
7 – Facilite seu cotidiano
Ter serviços essenciais a uma curta distância é mais do que comodidade, é uma garantia de praticidade. Com isso em mente, não deixe de escolher um imóvel próximo a farmácias, supermercados e centros de saúde. Isso não só facilita o cotidiano, mas também garante que ajuda está sempre ao alcance.
8 – Pense a longo prazo
Imóveis em áreas em desenvolvimento tendem a valorizar mais ao longo do tempo. Por isso, avalie também a flexibilidade do espaço e veja se ele pode ser adaptado a diferentes demandas familiares ou de estilo de vida.
Além disso, considere as condições do mercado imobiliário local e global, as taxas de juros, e avalie se a propriedade atende às demandas do mercado atual e futuro. Um imóvel bem escolhido não é apenas um lar, mas um investimento sólido que cresce e evolui junto com você ao longo dos anos.
Se esse for o seu primeiro imóvel, clique aqui para conferir dicas personalizadas para este momento.
Para ter ajuda personalizada e poder contar com a consultoria de especialistas, você já sabe: fale agora mesmo com o time da MAX Imóveis e aproveite nossa inteligência de mercado para escolher o seu imóvel.
Continue por aqui! Leia outros conteúdos como este em nosso blog e lembre-se de seguir a MAX nas redes sociais para receber as melhores oportunidades no seu feed. Até a próxima! 🙂
- Artigo Anterior Reformar apartamento alugado: O que é permitido fazer?
- Próximo Artigo Saiba como alugar seu primeiro apartamento em Itajaí