A busca pela casa própria tem levado vários brasileiros a optarem pelo financiamento de imóveis. Essa modalidade permite que a pessoa interessada pela compra procure uma instituição bancária para verificar a disponibilidade do empréstimo.
O que poucos sabem é que há um recurso bem vantajoso disponibilizado no financiamento imobiliário que ajuda a elevar a renda, oferecendo a possibilidade de o comprador adquirir o imóvel desejado sem precisar dar um valor maior de entrada. O nome desse recurso é composição de renda, que nada mais é do que a possibilidade de juntar duas ou mais rendas com o intuito de elevar o poder aquisitivo do comprador para adquirir um imóvel mais caro.
Ficou interessado e quer entender mais sobre o que é composição de renda? Continue a leitura deste conteúdo que a Max Imóveis preparou especialmente para você.
Composição de renda: o que é e para que serve?
Instituído por lei em 1964, o financiamento imobiliário foi uma das formas encontradas pelo governo para ajudar as pessoas a conseguirem realizar o sonho de ter uma casa própria. Trata-se de um empréstimo bancário para comprar uma propriedade.
Ano após ano, os imóveis vão ficando cada vez mais super valorizados enquanto o poder de compra fica inalterado ou decai. Essa tendência tem feito com que muitas pessoas que procuram por essa modalidade de empréstimo encontrem várias barreiras, sendo uma delas a falta de renda suficiente para arcar com as prestações.
Contudo, alguns recursos são oferecidos pelo financiamento imobiliário, dentre eles a composição de renda, que nada mais é do que um somatório de rendas de duas ou mais pessoas interessadas em comprar um imóvel. Entretanto, há algumas especificações para essa operação, como a análise de crédito de cada uma das pessoas citadas. Após aprovado o cadastro, elas poderão comprometer até 30% de suas rendas.
Cabe salientar que cada instituição financeira determina as próprias regras para a composição de renda, são políticas próprias. Essas regras estão relacionadas ao parentesco entre as pessoas envolvidas, sendo que alguns bancos aceitam toda e qualquer pessoa, outros só permitem a composição de renda entre indivíduos com vínculos conjugais ou familiares.
É preciso se atentar para o fato de que na composição de renda, uma vez quitada a dívida do financiamento, todos os compradores se tornam proprietários do imóvel. É imprescindível que haja uma relação muito boa entre os partícipes.
Quais são as vantagens da composição de renda?
Para quem busca uma compra de imóvl mais facilitada, a composição de renda é um recurso muito vantajoso. Quer saber todas as vantagens de compor renda com outras pessoas para comprar a sua casa? Veja abaixo!
Facilidade na aprovação
Uma das principais regras do financiamento imobiliário é que o valor das parcelas comprometam apenas 30% da renda do comprador. Essa exigência do banco é uma precaução para que a renda seja suficiente para prover as necessidades do mesmo, bem como pagar as parcelas em dia.
Se a pessoa não tem renda suficiente para assumir o compromisso com o banco, a solicitação do empréstimo vai ser barrada ou o valor do financiamento não vai ser o solicitado.
Sendo assim, a composição de renda entra como uma medida garantidora e segura para o banco de que a renda dos proponentes é suficiente para realizar o pagamento das parcelas.
Valor financiado bem maior
Nos últimos anos, várias cidades brasileiras apresentaram um ótimo crescimento na valorização do imóvel, fator esse que fez com que o valor médio do metro quadrado crescesse muito.
Como o valor do imóvel subiu e o poder de compra de boa parte da população não acompanhou o fluxo, a necessidade de realizar a composição de renda com pessoas do convívio familiar se tornou uma opção muito vantajosa para quem deseja comprar imóvel mais caro e precisa que o banco aprove um valor bem maior.
Utiliza o FGTS como entrada
Outra forma que é bastante utilizada junto à composição de renda é a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como entrada para a compra do imóvel.
Assim, todos os participantes da composição de renda do financiamento imobiliário podem ceder o valor retido na conta do FGTS para dar entrada no imóvel. Com isso, o valor financiado diminui e, consequentemente, o número de parcelas e o tempo de pagamento.
Quais são as exigências da composição de renda?
O financiamento imobiliário é uma modalidade de empréstimo que contém regras bastante rígidas tanto para o(s) comprador(es) quanto para o vendedor, isso não seria diferente para a composição de renda.
Ao optar por compor renda com outras pessoas, o comprador precisa ter em mente as seguintes regras:
– Todos os participantes serão submetidos à análise de crédito e precisam providenciar todos os documentos necessários para a inserção do nome na composição de renda.
– Não podem ser inadimplentes (nome sujo).
– Durante a execução do financiamento, os integrantes não podem participar de nenhum programa habitacional e nem solicitar financiamento.
Uma dica para quem está desejando fazer um financiamento imobiliário para comprar imóvel é procurar uma empresa séria para que ela possa encaminhar o pedido de empréstimo para o banco.
Quando se opta por fazer esse serviço por uma imobiliária, o comprador fica livre dessa responsabilidade de ter que se virar sozinho para juntar documentos e ver as solicitações do banco.
Deu para entender a importância da composição de renda para o financiamento imobiliário? Não perca mais tempo e dê andamento ao seu sonho de ter uma casa própria. Venha para a Max Imóveis e garanta um serviço de qualidade com toda a presteza e segurança que você merece.
- Artigo Anterior Reformar apartamento alugado: O que é permitido fazer?
- Próximo Artigo Saiba como alugar seu primeiro apartamento em Itajaí