Casal assinando um contrato de compra de imóvel com um corretor. Esta foto faz parte do guia sobre o que faz um corretor de imóveis.

Na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel a figura do corretor surge como um facilitador do processo. E embora não exista lei que obrigue a presença de um corretor em uma transação imobiliária, o auxílio dele traz seriedade e tranquilidade para todas as partes. Mas você sabe qual é o papel e o que faz um corretor de imóveis?

Em um mercado imobiliário crescente como o de Santa Catarina, o número de corretores de imóveis tem aumentado na mesma velocidade que surgem novos empreendimentos em Itajaí, Balneário Camboriú e região. O que pode gerar dúvida na hora de contratar um corretor.

Segundo o índice Fipezap, o estado conta com quatro municípios na lista das 10 cidades com maior valorização imobiliária do país. E segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – Abrainc, as vendas de imóveis de luxo aumentaram 32% no último ano, um índice que tende a crescer cada vez mais.

Se você quer seguir esta tendência de mercado, investir ou trocar de imóvel, é fundamental saber qual é o papel do corretor de imóvel e da imobiliária. Entender a importância deles para o sucesso da venda, compra ou locação de imóveis.

Este guia prático sobre o que faz um corretor de imóveis foi pensado para sanar dúvidas frequentes e auxiliar você na venda ou compra consciente. Continue lendo e descubra a importância do corretor de imóveis, quando e como você deve utilizar os serviços oferecidos por eles. 

O corretor de imóveis traz segurança e agilidade na hora da compra, venda ou aluguel de um imóvel.

 

O que faz um corretor de imóveis?

O corretor imobiliário é um profissional especializado em realizar transações imobiliárias de compra, venda e locação residenciais e comerciais. A sua função é auxiliar o cliente em todo o processo imobiliário, desde a prospecção ou divulgação do imóvel, passando pelos trâmites legais e documentos, até a finalização da transação e pagamento.

 Entre as principais responsabilidades de um corretor de imóveis estão:

  • Fazer a avaliação dos imóveis disponíveis no mercado;
  • Manter uma carteira de clientes e contatos para auxiliar na captação de imóveis para negociação ou para clientes interessados;
  • Auxiliar na locação, compra ou venda de imóveis novos ou usados;
  • Organizar toda a documentação imobiliária necessária para compra, venda ou locação;
  • Redigir contratos de compra, venda, locação e permuta. 
  • Administrar imóveis;
  • Dar assessoria ao cliente após o término da transação imobiliária. 

Além destas responsabilidades, estes profissionais também podem atuar em diferentes segmentos como:

  • Ser especialista em locação de imóveis comerciais ou residenciais;
  • Focar nas vendas dos empreendimentos em fase de lançamento;
  • Ser administrador de condomínios;
  • Ser correspondente imobiliário da Caixa Econômica Federal;
  • Ser especialista em financiamentos imobiliários;
  • Atuar em segmentos como imóveis rurais, imóveis de luxo ou imóveis litorâneos.

Com tantas responsabilidades e frentes de atuação, o corretor precisa estudar as legislações brasileiras e ter, no mínimo, formação de Técnico em Transações Imobiliárias  (TTI), ou ter curso superior em Ciências Imobiliárias, Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários.

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada desde 1962, e é regida pela Lei 6.530, de 12 de maio de 1978. Além da regulamentação prevista em lei, é bom lembrar que todo o profissional atuante na área de corretagem imobiliária deve ser registrado junto ao Conselho Regional de Corretores Imobiliários, o CRECI. E acima de tudo devem seguir o código de ética da classe.

 

Qual a importância do corretor imobiliário?

O corretor é o facilitador do processo de compra, venda ou locação de um imóvel. Um dos primeiros contatos que o cliente tem com o corretor é geralmente na busca por um imóvel que se encaixe nos sonhos ou nas condições de investimento. 

Dependendo da especialização e experiência do corretor, sua cartela de imóveis refletirá a atual situação do mercado, e ele será capaz de auxiliar o cliente no processo de avaliação e decisão de compra. 

A importância do corretor vai além da experiência em avaliar e encontrar o imóvel perfeito para o novo proprietário ou inquilino. O corretor imobiliário é responsável por organizar e dar segurança para que toda e qualquer transação imobiliária ocorra de maneira correta. Cabe a ele também organizar a documentação necessária.

O corretor também é peça fundamental na hora de averiguar pequenos aspectos arquitetônicos da construção que podem trazer consequências para o comprador, vendedor ou inquilino. Bem como informar ao cliente todos os riscos da transação de acordo com o artigo 723 da Lei nº 10.406 de 10 de janeiro de 2002. 

Ele também auxilia o cliente na escolha do melhor financiamento habitacional, na administração do aluguel de propriedades, e na busca por respaldo jurídico caso necessário.

São tantos detalhes que envolvem uma transação imobiliária que ter um corretor de confiança é a garantia de que os contratos terão todas as informações necessárias e corretas, e que serão regidos conforme a legislação vigente.

É interessante e prudente ter o auxílio de um corretor em toda e qualquer transação imobiliária.

 

O que você precisa saber antes de contratar um corretor de imóveis?

Já sabemos o que faz um corretor de imóveis e sua importância, mas será que você precisa do auxílio dele sempre? E como saber se você está sendo atendido de maneira correta? 

Essas dúvidas são normais, e por isso é bom levar em consideração alguns aspectos importantes na hora de escolher e contratar um corretor.

 

Quando contratar um corretor imobiliário

É interessante e prudente ter o auxílio de um corretor em toda e qualquer transação imobiliária. Mas em certos casos a presença do corretor é fundamental, como nas negociações de compra, venda, permuta ou se você vai locar um imóvel. Nestas situações é necessário saber de toda a legislação vigente, redigir contratos, verificar documentos e certidões. São negociações específicas e que se não forem feitas de maneira correta podem acarretar prejuízos.

Caso você esteja alugando um imóvel, as chances é que ele esteja anunciado em uma imobiliária. Assim você não precisa se preocupar em procurar um corretor pois a imobiliária já é responsável por todos os trâmites e organização de documentos. Caso você fique com dúvida sobre as exigências, sobre o contrato, ou a forma de atuação da imobiliária, pode e deve procurar o auxílio de um corretor ou advogado.

Se você estiver alugando um imóvel direto com o proprietário ou fazendo um contrato de compra e venda particular, certifique-se que as informações e contratos estão corretos. E na dúvida busque auxílio junto a uma imobiliária, corretor ou advogado.

 

Onde encontrar um bom corretor de imóveis

As redes sociais são uma grande vitrine para imóveis e corretores. Os anúncios no Facebook e Instagram mostram novos empreendimentos na região, fazem propaganda de imobiliárias e até mesmo de corretores autônomos. E é na hora de escolher que você precisa prestar atenção.

O corretor formado e credenciado pode atuar junto à imobiliárias ou de forma autônoma, e você pode escolher o que mais lhe convém. Mas antes de iniciar qualquer transação é bom certificar se o corretor e/ou a imobiliária são idôneas, seguras, se possuem registro e um histórico de sucesso. 

A indicação boca a boca ainda é uma das melhores ferramentas na busca pelo corretor certo. Converse com seus amigos e familiares, pergunte se eles têm algum corretor ou imobiliária de confiança. Pesquise as principais imobiliárias da cidade e entre em contato com as empresas que se mostram sólidas e com anos de experiências. 

A Max Imóveis, por exemplo, tem mais de 25 anos de tradição. É uma das maiores imobiliária de Santa Catarina, atuando nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes. A tradição e credibilidade da Max é transmitida através dos seus corretores que atendem nas sedes da imobiliária e também em plantões de vendas. 

Outra dica é, antes de iniciar a negociação com um corretor, verificar se ele participa ou é atuante em alguma organização de classe. Seguindo o exemplo da Max Imóveis, a empresa faz parte da Reloca – Rede de Locações Catarinenses, e também é integrante da ABMI – Associação Brasileira do Mercado Imobiliário. Pequenos detalhes que trazem mais confiança e segurança na hora da contratação.

 

Quem paga pelos serviços de corretagem imobiliária? 

De forma direta e simples, quem paga a comissão do corretor é aquele que vende ou está colocando o seu imóvel para alugar. O proprietário contrata os serviços de corretagem para avaliar, promover e efetivar a transação imobiliária, então é ele o responsável pelo pagamento da comissão. 

O cliente que está comprando ou irá alugar um imóvel receberá toda a atenção do corretor ou da imobiliária, mas não tem obrigatoriedade nenhuma com o pagamento do corretor. 

Independente se a negociação é feita com um corretor autônomo ou com uma imobiliária, o dono do imóvel é quem paga a conta. Em caso de imobiliária, a comissão será partilhada entre a empresa e o corretor, transação que em nada impacta o cliente que comprou ou locou um imóvel. 

É bom lembrar que no contrato imobiliário (compra, venda ou permuta) deve constar o valor do imóvel, e não é necessário nenhuma menção da comissão do corretor. O contrato deve ser no valor nominal do imóvel pois será utilizado para fins fiscais por ambas as partes.

Segundo o Código Civil, nos artigos 722 a 729, o pagamento da comissão do corretor de imóvel deverá ocorrer após a conclusão da negociação imobiliária, seja ela de locação, compra ou venda. A lei também prevê o pagamento ou não da comissão em casos especiais, e por isso é fundamental redigir o contrato de corretagem antes da prestação de serviço. No contrato deve constar o valor do bem imóvel e a comissão pactuada. 

 

Dicas para uma transação imobiliária sem estresse

Em meio a este universo de imóveis de luxo, investidores, imobiliárias e corretores é fundamental ter confiança e empatia em quem estará te auxiliando no processo. Por isso, além da formação e da experiência de mercado, o relacionamento humano é outro fator levado em consideração na hora de contratar ou escolher um corretor.  

Por lei, o corretor imobiliário deve fornecer todas as informações necessárias e pertinentes ao imóvel que está sendo negociado. Mas sabemos que ele foi contratado pelo dono do imóvel para realizar a venda, e por isso, você pode se sentir um pouco inseguro em relação a transparência das informações. 

Os dados fornecidos pelo corretor devem ser 100% verdadeiros, e caso você esteja com dúvidas, questione o profissional e busque mais informações com outra imobiliária ou corretor antes de fechar a transação. 

Se você está contratando um corretor para divulgar seu imóvel, lembre-se que é importante e necessário ter um contrato de corretagem por escrito. Embora não haja uma lei específica sobre a criação deste contrato, esta prática irá proteger todas as partes envolvidas caso surjam imprevistos.

Este contrato deve existir tanto para os processos de compra como de locação. Caso você ache que o documento possui cláusulas abusivas, sinta-se à vontade para contactar o CRECI ou um advogado. 

Além do corretor, outros profissionais podem te auxiliar na escolha do imóvel e no trâmite burocrático pré, durante e pós venda/compra. São eles:

  • Arquitetos e engenheiros: ajudam a avaliar a estrutura do imóvel e da construção.
  • Advogados: auxiliam na redação dos contratos e na regulamentação de documentos.
  • Tabelião: fornece certidões e documentos legais necessários para a transação imobiliária.
  • Contador: auxilia na regulamentação fiscal do bem e no pagamento de impostos quando necessário.
  • Vizinhos, síndicos e zeladores: por último mas não menos importante, estas pessoas podem fornecer informações vitais sobre o imóvel, a vizinhança, e trazer novas perspectivas que vão te ajudar na negociação do imóvel.

Se você está procurando um corretor para lhe auxiliar na compra, venda ou locação entre em contato com a Max Imóveis e nosso time irá sanar suas dúvidas e te ajudar no que for necessário.