As principais dicas de higiene você já sabe, lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel para desinfetá-las. Mas e a sua casa? Você sabe quais cuidados são essenciais para se prevenir do contágio?

FIQUE EM CASA

Essa é ainda a melhor solução para frear a disseminação do vírus. Porém, algumas pessoas precisam sair para trabalhar, ou para buscar itens essenciais em supermercados e farmácias. Sendo assim, é ideal ficar atento e tomar cuidados redobrados ao chegar da rua.

  1. Organize um cantinho de higienização logo na entrada de casa, assim, quando chegar, já higienize seus objetos: chaves, carteira, documentos, celular, óculos e afins.
  2. Cuidado redobrado com os calçados tire-os antes de entrar em casa, pois seu solado pode ser um grande meio de transporte para vírus e bactérias.
  3. Retire suas roupas, e se possível já às coloque para lavar.
  4. Descarte ou higienize com álcool 70% as sacolas plásticas ou embalagens de papel. Estudos da CDC, Centro de Controle e Prevenção de Doenças, da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, afirmam que o novo coronavírus pode resistir até três dias em plásticos e um dia em papelão.
  5. Lave bem as suas mãos com sabonete e após passe álcool em gel, ou se possível tome um banho.
  6. Não compartilhe itens como copos, talheres, pratos e toalhas.
  7. Deixe o ambiente bem arejado, abra as cortinas e deixe o sol entrar.
  8. Para a limpeza de sua residência, os melhores produtos são álcool 70% ou água sanitária.
  9. Higienize os alimentos ou embalagens antes de guardá-los em freezers e geladeiras, pois o vírus se propaga mais rápido em temperaturas mais baixas. Os alimentos não transmitem o vírus, mas ele pode estar presente e ser passado no manuseio de itens contaminados.
  10. Ao pedir alimentos para entrega, cuidados redobrados na hora do recebimento do alimento. Evite ter contato físico com o entregador, e priorize o uso do cartão de crédito com leitor por aproximação de celular ou relógio. Escolha estabelecimentos responsáveis e de sua confiança, que estejam seguindo as normas da OMS.
  11. Caso saia na rua com seu pet são necessários à higienização das suas patinhas. 
  12. Pets não são transmissores, mas podem carregar o vírus para dentro de sua casa.

Anotou as dicas? A conscientização sobre como prevenir o coronavírus é essencial para frear a disseminação a também para preservar a sua saúde, e de quem você ama. Vamos juntos superar essa crise.