Manual do Inquilino

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Bem vindo à Max Imóveis! Apresentamos aqui um resumo geral do processo de locação do imóvel:


Escolhendo o Imóvel

Em nosso website você encontrará todos os imóveis disponíveis para locação, com valor de aluguel e valores estimados de condomínio, IPTU e Taxa de Limpeza Urbana. Todos são exclusivos, não estão anunciados em outras empresas.
As fotos, vídeos e imagens em 3D ajudam a conhecer o imóvel, mas é imprescindível visitá-lo antes de fazer a reserva. Assim, você conhecerá a estrutura do condomínio, as vagas de garagem, a vizinhança e outros aspectos difíceis de apresentar de forma virtual.
Se você deseja efetivar a locação, nossa equipe fará uma reserva por 24 horas, prazo para apresentar a documentação necessária.

Despesas durante a Locação

Além do aluguel, o locatário também é responsável pelo pagamento da taxa de condomínio, IPTU, taxa de limpeza urbana e consumos de água, luz, gás, e outras utilidades. Também deve pagar o seguro-fiança ou carta fiança quando essas forem as modalidades de garantia escolhidas.
A imobiliária vai contratar também seguro de incêndio do imóvel, para resguardá-lo em caso de sinistro. Uma vez por ano esse seguro será cobrado do locatário, junto com o boleto do aluguel.

Cadastro do Locatário

Nas locações Residenciais, destinadas a Pessoas Físicas, trabalhamos com uma forma simplificada de aprovação de cadastro.
Apresente apenas CPF e limites de cartão de crédito de locatário e cônjuge. Esses dados são suficientes para nossa pré-análise. Com base nesses dados nossa equipe lhe informará o tipo de garantia recomendável.
Na locação do imóvel o proprietário entrega ao inquilino um bem de valor muito elevado, então é natural que haja uma análise cadastral. Na Max, vamos aprovar locatários com renda superior a 3 vezes o valor de aluguel + taxas, não tem restrições cadastrais, e apresentar uma modalidade de garantia, que pode ser:
Seguro-Fiança: companhia seguradora aprova o cadastro e assume o papel de fiador do contrato, mediante pagamentos mensais pelo locatário.
CredPago: Empresa emite uma carta fiança, mediante pagamentos mensais descontados diretamente no cartão de crédito.
Fiador: uma pessoa assume a responsabilidade pelo pagamento em caso de inadimplência. Deve residir na região e comprovar rendimentos maiores que 4 vezes o valor do aluguel + taxas. Fiança deve ser sempre prestada pelo casal. Para locações acima de 3 mil reais devem ser apresentados 2 fiadores.
Título de Capitalização:
locatário adquire um título de capitalização em valor equivalente a 12 vezes o aluguel + taxas, e dá o título em garantia da locação. Atenção: rentabilidade do título é definida pela companhia emissora, e é quase zero. Há penalidades em caso de resgate antecipado. Verifique as condições contratuais.
Caução Hipotecária: locatário apresenta um imóvel seu ou de terceiros como garantia da locação. É um procedimento trabalhoso e de alto custo. Só se justifica em locações de alto valor.
Temos procedimento diferenciado para locação para estudantes, que podem ser locatários sem comprovação de renda.
Nossa equipe vai ajudá-lo com a documentação.

Contrato de Locação

Depois de aprovado o cadastro, em poucas horas emitiremos o contrato de locação, que é assinado digitalmente junto com a vistoria. O processo é simples, rápido e barato.
A vistoria é feita digitalmente por nossa equipe, antes da locação. Se houver alguma divergência, você terá prazo de 10 dias para apresentar uma contestação.

Recebendo as Chaves

Depois de assinado o contrato e vistoria, as chaves são retiradas na imobiliária. Algumas orientações a seguir no início do contrato:
Segurança: recomendamos a troca de segredo das fechaduras de acesso ao imóvel – com exceção daquelas de uso comum de outros condôminos.
Energia Elétrica: normalmente, os imóveis são locados sem energia elétrica. Concedemos um prazo de carência para que o locatário solicite a ligação diretamente à Celesc. Dirija-se a qualquer unidade da Celesc, munido de seus documentos pessoais (com cópias), ficha cadastral e endereço completo do imóvel, conforme normas da ANEEL-Agência Nacional de Energia Elétrica. Em Itajaí na Rua Blumenau, nº 1414; em Balneário Camboriú na Rua 2950, nº 781; em Navegantes na Rua Manoel Santos Gaya, s/n. Consulte maiores informações no website da Celesc.
Gás:se o condomínio tem fornecimento de gás encanado e individualizado, você deverá fazer o pedido junto à empresa fornecedora. Consulte o síndico ou administradora do condomínio.
Condomínio: antes de programar sua mudança, entre em contato com o síndico ou a administradora do condomínio para verificar dias e horários para mudança, evitando transtornos e multas. Verifique também se há cobrança de taxa de mudança, e o vencimento e forma de pagamento da taxa condominial.

Pagamento do Aluguel

O pagamento do aluguel normalmente é feito via boleto bancário, emitido pela imobiliária.
Os boletos são encaminhados exclusivamente por e-mails cadastrados, ou podem ser retirados em nosso website ou no aplicativo. Se não receber o boleto, baixe-o pelo site ou aplicativo, ou solicite pelo sac@maximoveis.com.br, antes do vencimento.
No boleto estarão incluídos o valor do IPTU e taxa de limpeza urbana, parcelados em 12 meses. Se o carnê do IPTU ou da TLU for entregue no imóvel, não o pague. Envie para a imobiliária.

Despesas do Proprietário

São de responsabilidade do proprietário os pagamentos de Fundo de Reserva e Chamada de Capital do condomínio.
A imobiliária lança valores estimados dessas taxas mensalmente, baseados em cobranças anteriores. Se o valor for diferente, envie uma imagem digitalizada do boleto do condomínio que faremos o ajuste. Não deixe acumular vários meses.

Manutenção

O proprietário é responsável por qualquer vício oculto, ou problemas estruturais do imóvel, como rachaduras, infiltrações, etc. Caso ocorra alguma problema desse tipo, entre em contato enviando e-mail com fotos e descrição detalhada para sac@maximoveis.com.br.
Demais problemas são de responsabilidade do locatário. Entre em contato com a seguradora, pois alguns tipos de reparos são cobertos por seguro.

Desocupação do Imóvel

Para desocupar o imóvel, comunique a imobiliária com 30 dias de antecedência. Nossa equipe vai enviar formulário para assinatura digital e instruções para desocupação.
O imóvel deve ser reparado e pintado, deixando-o nas mesmas condições descritas na vistoria inicial. Verifique sua vistoria com atenção.
Agende a vistoria de saída depois que o imóvel estiver totalmente desocupado e com todos os reparos finalizados. As chaves não serão recebidas se o imóvel não estiver conforme início da locação.
Podemos indicar prestadores de serviço qualificados que vão ajudar com os reparos e pintura, evitando desgastes na vistoria final.

Legislação

A locação de imóveis é regida pela Lei Federal 8245/1991, também conhecida como “Lei do Inquilinato”, disponível para consulta neste link.
Para informações adicionais consulte nossa equipe em Itajaí (47) 3341 3000, Balneário Camboriú (47) 3363 0088 ou Navegantes (47) 3348 3001, ou pelo e-mail sac@maximoveis.com.br