Balneário Camboriú é sem dúvida o mercado imobiliário mais diferente e desejado do Brasil, seja para morar, veranear ou investir.

Veja algumas dicas para escolher seu imóvel nesse paraíso catarinense com altíssima densidade demográfica, com os prédios mais altos da América Latina e com empreendimentos de alto luxo:

Localização em Balneário Camboriú

No mercado imobiliário dizemos que os três fatores mais importantes na escolha do imóvel são “localização, localização e localização”. Essa máxima nunca foi tão verdadeira em Balneário Camboriú. Poucos metros de distância entre os empreendimentos fazem o preço variar muito. Se na avenida Atlântica o metro quadrado pode valer acima de 40 mil reais, na quadra do mar esse valor pode cair à metade e na avenida Brasil pode ser um terço. Se falarmos em segunda quadra (entre Av. Brasil e Terceira Avenida) o valor pode ser um quarto disso. São menos de 300 metros separando o imóvel da praia, mas que podem significar milhões de reais de diferença de preço.

Faz questão de acordar olhando para o mar? Escolha um apartamento na Avenida Atlântica. Há empreendimentos novos e luxuosíssimos, mas há também prédios um pouco mais antigos, com preços mais acessíveis.

Não precisa olhar para o mar, mas quer ir caminhando até a praia? Dá para economizar bastante comprando na quadra do mar, Avenida Brasil, ou segunda quadra.

 

Regiões e Mobilidade

Outro fator importantíssimo ligado à localização é o trânsito, que é absolutamente caótico durante a alta temporada. Se há necessidade de deslocamento diário para trabalho ou escola, pense nas regiões de melhor mobilidade. Na Barra Norte o acesso fica fácil para entrar e sair da cidade em direção a Itajaí. Na Barra Sul o acesso é mais fácil pela BR-101, mas que engarrafa fácil durante a temporada também. Na região chamada Praia Central (entre as ruas 1201 e 3100) é difícil andar de carro, mas há a vantagem de ter acesso a tudo a pé (comércio, bancos, lazer, escolas, igreja).

A Barra Sul é também a região mais nova e moderna da cidade. Os prédios mais luxuosos estão nessa área, mas não há tanta disponibilidade de comércio e serviços.

 

A Praia

Balneário Camboriú se desenvolveu ao longo da orla. A praia é longa, mas muda de característica. Na Barra Sul o mar é mais calmo, sem ondas, adequado para esportes náuticos como stand-up, caiaques e passeios de jetski. A faixa de areia é mais estreita e é menos disputada.

Do centro da praia, em frente à ilha, em direção à Barra Norte o mar é mais agitado, adequado para o surf e mais perigoso para banho. A faixa de areia é mais larga e bem movimentada, pode ser difícil conseguir um espaço para o guarda-sol durante a temporada.

 

Tamanho dos Apartamentos

Por limitações do plano diretor da cidade de Balneário Camboriú, praticamente todos os empreendimentos mais novos situados entre a praia e a Terceira Avenida são do tipo 3 suítes, com mais de 120m2. Apartamentos menores nessa região somente os mais antigos. Os apartamentos de 2 quartos mais novos estão localizados nos bairros Nações e Estados, ou entre a 3ª e 4ª avenidas.

 

Padrão Construtivo

No mercado de Balneário Camboriú há empreendimentos de altíssimo luxo de construtoras tradicionais como FG Empreendimentos, Embraed, Procave e Cechinel, mas também há empreendimentos de qualidade duvidosa. Certifique-se da qualidade e da solidez da empresa construtora antes de fechar negócio!

 

Documentação

Como o mercado de Balneário Camboriú cresceu muito rápido e por vezes de forma desordenada, muitos empreendimentos não tem documentação adequada, e alguns imóveis não estão registrados em nome de seus proprietários de fato que só têm contrato particulares de compra e venda. Financiar imóveis nessas condições também pode ser um problema.

Consulte sempre um especialista em direito imobiliário antes de fechar negócio.