Na hora de comprar ou alugar um imóvel geralmente surge a dúvida: casa ou apartamento? 

Muitos dos clientes chegam na imobiliária na dúvida entre praticidade ou privacidade? Jardim ou salão de festas? Mas saiba que os questionamentos vão muito além do espaço físico, existência ou não de vizinhos, e um jardim gramado. Escolher o imóvel certo para você e sua família impacta na sua qualidade de vida e sua saúde financeira.

Reunimos nossa experiência de mais de 20 anos em compra, venda e locação imobiliária para escrever este guia sobre como escolher o imóvel perfeito. E o resultado são dicas práticas e uma lista de vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de imóveis. 

Se você está na dúvida de qual imóvel comprar ou alugar, continue lendo, este guia te ajudará a organizar melhor os pensamentos e tomar a decisão certa. 

 

Apartamento ou Casa, qual é a melhor opção?

Primeiro é importante dizer que não há decisão certa ou errada. A compra de imóvel é sempre um passo importante, e muitas vezes a realização de um sonho, por isso não existe uma fórmula perfeita. Cada pessoa ou família têm necessidades diferentes, gostos individuais e uma realidade de vida única. 

Por isso, a escolha do imóvel é um processo individual, e cabe ao corretor entender e respeitar suas necessidades e te auxiliar na busca pelo imóvel perfeito, seja para compra ou locação.

 

Dicas para escolher o imóvel ideal para você

Antes de entrar em contato com a imobiliária ou visitar os imóveis, responda estas 10 perguntas:

1 – Você prefere espaço ou praticidade?

2 – Considerando sua rotina, você fica muito tempo em casa?

3 – Quantas pessoas vão residir neste imóvel? Você tem bichinhos de estimação?

4 – Prefere residir em áreas mais centrais, ou afastada?

5 – Gosta de reunir amigos, fazer festas, jantares ou churrasco?

6 – Pratica esportes ou frequenta academia?

7 – Você tem facilidade em seguir regras?

8 – Você não abre mão da privacidade?

9 – Você se sente confortável resolvendo problemas e lidando com prestadores de serviços?

10 – Geralmente você se dá bem com a vizinhança?

 

Com estas respostas você consegue perceber o que é importante para você em um imóvel e na sua rotina morando nele. Assim fica mais fácil analisar as vantagens e desvantagens que uma casa ou um apartamento oferecem, e fazer uma escolha racional. 

Agora que você já sabe o que quer, vamos para a próxima etapa: as vantagens e desvantagens de morar em uma casa e em um apartamento. 

Foto de uma sala de estar em uma casa de dois andares com janelão para o jardim.
Ter espaço e privacidade são vantagens de morar em uma casa.

 

Vantagens de morar em uma Casa

– Liberdade e Espaço

A casa geralmente tem mais espaço do que o apartamento. A tendência é dos cômodos da casa serem maiores, e se o imóvel é de dois andares, daí então é que o espaço útil da casa fica ainda maior do que muitos apartamentos. Cenário ideal para quem tem uma família grande ou planeja ter vários filhos.

Morar em uma casa também te dá mais liberdade para fazer barulho, para as crianças brincarem a vontade, para você ouvir música mais alta sem se preocupar com o vizinho de porta.  

 

– Privacidade

A privacidade vem lado a lado com a liberdade. O fato de você não ter vizinho de parede, não ter ninguém com uma sacada do lado ou na frente da sua traz maior privacidade. 

Viver em um prédio ou condomínio é estar em contato direto com outros moradores, e uma hora ou outra você vê ou ouve algo sobre a vida deles, e eles veem ou ouvem sobre a sua. 

Em uma casa você fica mais isolado, seja dos barulhos ou dos olhares.  

Foto da fachada de uma casa com piscina e jardim na frente.
Morar em uma casa é ter um jardim para chamar de seu!

 

– Espaço para jardim e animais de estimação

Ter plantas, cuidar da grama, e ter espaço de sobra para o cachorro ou gato são as vantagens de morar em uma casa. Isso sem falar na praticidade de ter uma área externa para secar a roupa, lavar o carro, e curtir o dia de sol. 

A sensação de liberdade de morar em uma casa está diretamente ligada com o espaço ao ar livre que ela oferece.

 

– Não possui taxas condominiais

Morar em uma casa tem a vantagem de não precisar pagar o condomínio mensal. Você continua com seus gastos de energia elétrica, gás, água e esgoto, mas é responsável apenas pelo seu consumo e não precisa se preocupar com rateio das áreas comuns do prédio ou com custos de manutenção. 

 

– Maior liberdade para reformas ou modificações

Se a casa é sua você pode fazer o que bem quiser nela. Quer derrubar uma parede, trocar a janela, mudar o paisagismo do jardim? Pode tudo! É só planejar e executar, sem precisar do aval ou aprovação de ninguém. 

Já se o imóvel for alugado, o processo é um pouco mais complicado. É preciso falar com a imobiliária antes, apresentar os problemas ou pedir autorização para fazer as melhorias. E se o locatário autorizar é só dar início a reforma. 

Mesmo com este trâmite entre inquilino e locatário, fazer modificações ou reformas em uma casa é bem mais tranquilo e prático do que em um apartamento, onde você precisa avisar o prédio, seguir as regras de infraestrutura e convívio do condomínio. Enfim, a casa te dá mais liberdade em vários aspectos.  

 

Desvantagens de morar em uma Casa

Mas nem tudo é tão simples assim, morar em casa tem suas desvantagens, sendo que as principais são:

– Menos segurança

A casa oferece menos segurança do que um apartamento. A casa está mais exposta e necessita de investimento em alarme, câmeras, portões eletrônicos, grades nas janelas, e outros cuidados essenciais para você morar com tranquilidade. Isso sem falar na preocupação de quando vai viajar ou quando deixar os filhos sozinhos em casa.

Além da preocupação com roubo e vandalismo, na casa você está mais isolado, dificultando o pedido de ajuda caso algo de ruim aconteça com você ou alguém da sua família.

 

– Manutenção mais cara e trabalhosa

A casa não tem condomínio, mas quando algo estraga você é responsável por consertar ou contratar alguém que preste o serviço. 

E também tem a manutenção residencial de rotina, como jardinagem, cuidado com piscina, limpeza das calçadas, janelas… Serviços que são essenciais e que além de tomar tempo pesam no bolso. 

A casa pode não ter taxa mensal de condomínio, mas tem os custos de manutenção. E estes precisam ser considerados na hora de planejar seu orçamento.

Projeção da sacada de um apartamento de luxo no centro de Itajaí com vista para a Baía Afonso Wippel.
Vistas de tirar o fôlego, vantagens de morar em um apartamento.

 

Vantagens de morar em um apartamento 

– Segurança

Esta é sem dúvida a maior vantagem de morar em um apartamento. Os residenciais e condomínios modernos contam com infraestrutura de segurança completa que vai de guarita com porteiros 24 horas a câmeras de segurança, alarme de incêndio e controle de entrada de pessoas. 

Além da sua segurança, você sabe que seu apartamento está seguro e que seu carro está sendo monitorado por câmeras na garagem. Tranquilidade que traz leveza para o dia a dia, principalmente para quem vive em cidades maiores. 

 

– Praticidade

Morar em apartamento é ter um espaço reduzido, porém prático. Os móveis planejados trazem ainda mais eficiência deixando o lar bem organizado. Não é preciso se preocupar com jardim, com calçadas, com portão, com nada. É só manter o seu espaço organizado e limpo.  

Isso sem falar na infraestrutura do prédio, que muitas vezes é melhor que de uma casa e você usufrui sem precisar se preocupar com a organização.

 

– Área de Lazer

Esta é outra vantagem de encher os olhos. Vários empreendimentos contam com piscina adulto e infantil, sala de jogos, salão de festas, área com churrasqueira, spa, brinquedoteca, bicicletário, etc. Uma infinidade de opções de lazer que você jamais teria em uma casa. E tudo está ali, disponível e pronto para uso. 

É claro que para utilizar certos serviços ou instalações é necessário agendamento e muitas vezes o pagamento de uma taxa, mas mesmo assim, esta é uma praticidade e conforto que você só encontra morando em um apartamento.

 

Foto de uma academia bem equipada em um condomínio em Itajaí onde a Max Imóveis possui apartamentos para locação.
Ter uma boa academia no condomínio traz praticidade, economia financeira e de tempo.

 

– Área Fitness ou Academia

Para quem tem o hábito de praticar esportes ou ir à academia, escolher um apartamento em um condomínio com infraestrutura fitness traz praticidade, economia financeira e de tempo.

O uso das áreas de esportes e academia são na sua maioria gratuitos, e cada vez mais os empreendimentos investem em bons equipamentos e criado espaços que se comparam com academias particulares.

A dica é: antes de comprar ou alugar o apartamento verifique o horário de funcionamento da área fitness  e a qualidade dos equipamentos. Assim você tem certeza que a infraestrutura do prédio combina com suas necessidades. 

 

– Manutenção organizada pelo condomínio

Este é outro quesito relacionado à praticidade. Em um prédio a manutenção é organizada pelo condomínio ou administradora. Você não se preocupa em contratar prestadores de serviços, em comprar material, nem em controlar se as manutenções preventivas estão sendo realizadas nas datas previstas. 

Sua única preocupação é participar das reuniões condominiais, averiguar os gastos e investimentos, e efetuar os pagamentos. Praticidade para quem não tem tempo e não gosta de se estressar. 

Foto aérea mostrando o centro de Itajaí, a região da Avenida Beira Rio com vários prédios de apartamentos.
Localização central e vistas lindas são as vantagens dos residenciais no centro de Itajaí.

 

– Opções de imóveis mais centrais

Com o crescimento das cidades está cada vez mais difícil conseguir uma casa próximo ao centro financeiro ou comercial da cidade. Por outro lado, a oferta de apartamentos nestas regiões não para de aumentar, um exemplo é o crescimento imobiliário de Itajaí e a região do litoral norte de Santa Catarina.   

O número de residenciais e condomínios têm aumentado muito, principalmente em regiões estratégicas ou valorizadas como próximo às praias, às universidades, centro financeiro ou comercial da cidade. 

 

Desvantagens de morar em um apartamento

– Menos privacidade

Como já falamos, morar em um apartamento é estar próximo dos seus vizinhos, é dividir os espaços comuns e conviver em grupo. E como consequência você abre mão um pouco da sua privacidade. 

 

– Taxas condominiais

Morar em um apartamento significa ter mensalmente um boleto a pagar. O valor do condomínio é proporcional ao prédio, aos serviços, infraestrutura que ele oferece e suas manutenções. Por isso é muito importante considerar a taxa condominial com uma despesa fixa e calcular se ela cabe no seu orçamento antes de se mudar para um apartamento. 

 

– Regras condominiais

Não é apenas a taxa de condomínio que você precisa pagar, é preciso também respeitar as regras do condomínio, que na maioria das vezes são regras básicas de convivência. Escolher morar em um apartamento é entender que você divide espaço com outras pessoas, que seus direitos vão até onde começa os do próximo, e bom senso precisa ser exercido diariamente.

Projeção de uma sala de jogos em um condomínio de luxo em Itajaí.
Infraestrutura de lazer, espaços comuns, praticidade, economia… O que mais considerar na hora de escolher um apartamento ou casa?

 

O que mais considerar na hora de escolher entre casa ou apartamento?

Além das vantagens e desvantagens de morar em uma casa ou apartamento, existem outros pontos essenciais que você precisa levar em consideração na hora de escolher um imóvel. 

– A localização da casa ou apartamento é boa?

– O imóvel está apto para financiamento?

– As formas de pagamento entram no seu orçamento?

– Caso seja um imóvel para alugar, o valor do aluguel cabe no seu orçamento?

– O imóvel está em boas condições ou precisa de reforma?

– O apartamento ou casa tem mobília?

– Os custos adicionais do imóvel (condomínio, jardinagem, manutenção de piscina…) cabem no seu orçamento?

 

E o mais importante: 

– Você se sente bem neste imóvel? 

 

Se a resposta foi sim, então está casa ou apartamento é perfeito para você! 

E se depois destas dicas você ainda estiver na dúvida entre casa ou apartamento, fale com nossos corretores, eles terão o prazer em te ajudar a encontrar o imóvel perfeito. 

Entre em contato com a Max Imóveis através do telefone e WhatsApp 47 3341 3001.